#CODA – Sessões Wikimedia
As sessões resultantes da colaboração do CODA com a Wikimedia Portugal visam envolver a comunidade da FLUP e da UPorto na exploração de um importante recurso para o estudo e desenvolvimento da cultura digital. É cada vez maior o número de instituições GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums) que associam os seus acervos digitais à Wikidata, a maior rede de conhecimento atual - em Portugal destacam-se o agregador de arquivos digitais Rossio (https://rossio.pt/) e a Biblioteca Nacional de Portugal (https://www.bnportugal.gov.pt/); a nível internacional destacam-se Universidade de Edimburgo, Museu Reina Sofía, MoMA, The British Museum, Smithsonian Archives of American Art, entre outros. Para além de facilitarem a ligação e os estudos cruzados com fontes diversas, a Wikidata proporciona uma redundância de segurança para os dados das instituições. Releva-se ainda a importância da Wikipedia que, ao utilizar o conhecimento académico como referência primária, pode aumentar exponencialmente a sua difusão e o seu impacto social.
#CODA 404 – 2eR em DH
Ciclo de palestras/workshops que explora as múltiplas formas pelas quais a investigação no campo das humanidades digitais pode errar por entre práticas e métodos "inesesperados". Com objetivo de virem a constituir uma série de palestras instigantes para todas as pessoas interessadas na interseção entre tecnologia, arte e humanidades, estas sessões apresentarão perspetivas não convencionais sobre o modo como as ferramentas e métodos digitais podem ser utilizados para desafiar e subverter formas tradicionais de pensamento e criação.
#CODA – Hacktivating as humanidades
A ideia de hackear, que a cultura popular associou à invasão ou destruição de sistemas, surgiu como uma forma não standard de ultrapassar obstáculos e limitações dos sistemas informáticos. Tendo como referência o seu carácter original, este conceito pode ser uma poderosa ferramenta para ativar e revitalizar as humanidades. Partindo desta premissa, o ciclo "Hacktivar as Humanidades", uma iniciativa CODA - Centre for Digital Culture and Innovation, pretende reunir investigadores nacionais e internacionais cuja investigação possa demonstrar como abordagens criativas e, por vezes, disruptivas, são usadas para transformar a forma como pensamos e interagimos com a cultura, as artes e as ciências sociais e humanas. Nesse questionamento, os participantes serão ainda desafiados a repensar as suas próprias práticas e, portanto, a buscar novas formas de (re)hacktivação dos seus próprios percursos.
ADOC#CODA
Nestas sessões, especialistas convidados lecionam aulas abertas, cuidadosamente moldadas para uma finalidade específica: enriquecer a compreensão dos alunos sobre Humanidades Digitais, independentemente do curso que frequentam. Essas aulas, realizadas de forma temporária, proporcionam um espaço onde o conhecimento em HD é aprofundado, as barreiras entre disciplinas superadas e a interação entre diferentes áreas de estudo fomentada, fazendo deste ciclo um incentivo à colaboração interdisciplinar numa área em constante evolução.
